SAÚDE
Por uma saúde mais próxima, onde ninguém fica para trás
Apesar de o Município ter competências limitadas nesta área, consideramos que há intervenções necessárias e fundamentais para preservar o bem-estar das populações do nosso concelho. A prioridade desta equipa será garantir que todos, independentemente do lugar onde vivem, têm acesso rápido, próximo e digno aos cuidados de saúde. Queremos reforçar parcerias e criar novas respostas para melhorar a qualidade de vida no concelho.
Reforço das sinergias com as entidades competentes, com o objetivo de identificar precocemente situações de vulnerabilidade e criar respostas alicerçadas na colaboração com as juntas e uniões de freguesia.
Garantia de transporte gratuito a todos os doentes oncológicos ou com doença avançada e progressiva, aproximando os utentes do meio rural aos cuidados de saúde da cidade, em parceria com as associações humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Bragança e Izeda.
“Saúde Porta-a-Porta nas aldeias” – Implementação de redes de alerta e suporte de situações de fragilidade social, promotoras de acompanhamento direto por profissionais de saúde e grupos de voluntariado, organizados em todas as aldeias do concelho. Esta medida, em articulação com as freguesias e as entidades competentes, visa reforçar o apoio próximo a quem mais precisa.
Promoção de “Fóruns de Literacia para a Saúde”, com sessões de debate, ouvindo quem está no terreno sobre as necessidades sentidas, informando e esclarecendo as comunidades. Será reforçado o apoio a outras iniciativas já existentes ou em processo de implementação, desenvolvidas quer por entidades locais, quer em parceria com outras organizações de intervenção em saúde.
Defesa junto do governo central da dotação das unidades de saúde com infraestruturas e tecnologia que permitam melhorar as condições de trabalho de todos os profissionais de saúde existentes e que sejam atrativas para fixar novos profissionais.
Estabelecimento e fortalecimento de parcerias com a ULSNE e o IPB para promoção de programas de investigação em saúde que possam beneficiar as nossas populações.
OBJETIVOS:
• Aproximar os cuidados de saúde das pessoas, garantindo que, mesmo nas aldeias mais remotas, haja acompanhamento estruturado e regular, transporte quando necessário e respostas céleres e eficazes para os mais frágeis e desprotegidos.
• Valorizar e apoiar quem cuida, melhorando condições e promovendo parcerias para reinventar soluções formativas aliciantes, assegurando que Bragança reúne melhores condições para quem aqui decide viver e trabalhar.
• Defender e promover a prevenção em saúde, criar programas regulares de formação e informação em saúde, adequados às populações-alvo.
FACTOS: (2021-2025)
PARCERIA
COM A ULSNE NA ÁREA DOS
CUIDADOS PALIATIVOS,
ASSEGURANDO A UNIDADE
DOMICILIÁRIA